Negociando com os homens e entregando a Deus: notas sobre as mulheres pescadoras de Quissamã/RJ

Autores

  • Luceni Hellebrandt Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2021.62482

Palavras-chave:

Gênero e pesca, Mulheres na atividade pesqueira artesanal, Pesca artesanal de Quissamã

Resumo

Este texto aborda aspectos do cotidiano de mulheres pescadoras de Quissamã, no norte fluminense, a partir de entrevistas com 10 mulheres envolvidas com a atividade pesqueira artesanal do município. As entrevistas foram realizadas no âmbito do projeto “Mulheres na pesca: mapa de conflitos socioambientais em municípios do Norte Fluminense e das Baixadas Litorâneas” e apontam elementos que caracterizam a atividade de pequena escala desse município pela ótica das mulheres que dela participam. Negociações com fazendeiros para o acesso aos ambientes de pesca e enfrentamentos de violências simbólicas provocadas por pescadores homens se cruzam com a fé em Deus para sobreviver aos ventos fortes e à insegurança alimentar. As notas aqui apresentadas refletem também sobre os impactos no território pesqueiro advindos de diferentes interesses econômicos de exploração da região e a consequente escassez de pescado.

Biografia do Autor

Luceni Hellebrandt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Luceni Hellebrandt é doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC), atualmente em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel) e pesquisadora vinculada ao Laboratório Interdisciplinar MARéSS da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Hellebrandt, L. (2021). Negociando com os homens e entregando a Deus: notas sobre as mulheres pescadoras de Quissamã/RJ. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 23(2). https://doi.org/10.12957/irei.2021.62482