Aprendendo a ser mulher no cárcere

Autores

  • Isabela Cristina Alves Araújo Universidade Federal de São Carlos
  • Luana Hordones Chaves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2021.60650

Palavras-chave:

Prisão, Encarceramento feminino, Papéis de gênero

Resumo

Com o propósito de abordar as expectativas dos papéis de gênero no sistema prisional, tratamos, neste artigo, de temas relacionados à maternidade, à sexualidade, às relações conjugais e ao cotidiano nas prisões. Para tanto, analisamos os dados qualitativos e quantitativos de uma pesquisa realizada nas unidades prisionais femininas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Como resultado, temos que os tradicionais papéis de gênero regem, em grande medida, a experiência de ser mulher no cárcere.

Biografia do Autor

Isabela Cristina Alves Araújo, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra e graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).


Luana Hordones Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutora em Sociologia pela mesma instituição. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Alves Araújo, I. C., & Hordones Chaves, L. (2021). Aprendendo a ser mulher no cárcere. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 23(1). https://doi.org/10.12957/irei.2021.60650