Os Sentidos em Campo: notas de uma Etnomusicologia Urbana

Autores

  • Tamara de Souza Campos Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2021.60649

Palavras-chave:

Etnografia, Sentidos, Audição, Música

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre os costumes dos neófitos da música erudita em formação universitária, constituindo-se uma etnografia da música. Tal pesquisa pode auxiliar trabalhos que investiguem mundos sonoros – ao relativizar a prevalência da escuta em relação a outras percepções sensoriais. O campo teve duração de quase dois anos e foi realizado em uma escola de Música de uma universidade federal, no Rio de Janeiro, onde acompanhei o processo de formação profissional de um maestro de orquestra. As aulas de regência e os ensaios da orquestra dos alunos foram as principais atividades observadas. Reflito sobre as faculdades do ver e do ouvir, intensamente discutidas pela Antropologia, e as comparo às peculiaridades observadas in loco. O campo acaba sendo um reduto de pessoas que primam por uma relação diferenciada com a vida e no contato com seus pares, dando destaque para a capacidade auditiva, mas essa “escuta”, antes de se sobrepor aos demais sentidos, incorporaria, integraria e se perfaria numa junção que conclama também visão, gesto, héxis corporal e respiração, exigindo técnicas expressivas do corpo como condição de reconhecimento entre pares. A gramática interacional dos nativos, portanto, é analisada, e a ação de escutar só se torna uma categoria social à medida que é partilhada, confrontada, testada nas interações entre os agentes, e só se completa por meio de técnicas que sinalizam uma performance musical e que são percebidas como códigos e linguagem pelos interagentes. A escuta dos integrantes do mundo orquestral, portanto, é ativa e técnica, envolvendo uma dimensão imaginativa, que só pode ocorrer em função do preparo técnico dos nativos.

Biografia do Autor

Tamara de Souza Campos, Universidade Estácio de Sá

Professora de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá e Dra. em Memória Social pela UniRio.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

de Souza Campos, T. (2021). Os Sentidos em Campo: notas de uma Etnomusicologia Urbana. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 23(1). https://doi.org/10.12957/irei.2021.60649