Gênero, cuidado e envelhecimento: um estudo sobre um grupo de mulheres idosas praticantes de pilates em Buenos Aires (AR)

Autores

  • Silvana Maria Bitencourt Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2021.60645

Palavras-chave:

Mulheres, Envelhecimento, Cuidados

Resumo

O artigo investiga um grupo de mulheres idosas praticantes de pilates e tem como objetivo principal investigar como elas cuidam-se na contemporaneidade. A metodologia utilizada consistiu em um trabalho de campo e entrevistas semiestruturadas.  Constatou-se que a grande maioria decidiu fazer atividades físicas por indicação médica. Contudo, a possibilidade de estar cuidando-se junto com outras mulheres contribui para despertarem para o autoconhecimento de seus corpos/emoções. 

Biografia do Autor

Silvana Maria Bitencourt, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Associada do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e Pós-Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (2019).

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Bitencourt, S. M. (2021). Gênero, cuidado e envelhecimento: um estudo sobre um grupo de mulheres idosas praticantes de pilates em Buenos Aires (AR). Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 23(1). https://doi.org/10.12957/irei.2021.60645