Reflexões de uma professora de sociologia antes de entrar em sala de aula (virtual)
Resumo
O presente artigo aborda as reflexões que orientaram a elaboração do curso de sociologia no âmbito de um programa, em fase de produção, voltado para a democratização do acesso ao ensino superior. Elas estão ambientadas no cenário da reforma do ensino médio e articuladas com as questões das desigualdades educacionais, da qualidade do ensino médio e da democratização da fase final da educação básica. Proponho com essas reflexões uma interpretação dos documentos oficiais do Ministério da Educação e uma hipótese sobre a reintrodução do ensino das ciências sociais na escola média brasileira. Em notas conclusivas, abordo aspectos da interdisciplinaridade proposta pela reforma curricular relacionados ao ensino da sociologia escolar e deixo algumas provocações sobre o papel cultural das ciências sociais na escola e na vida dos alunos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).