Problemas de patrimônio como problemas de gênero: disjunções entre feminismo e cultura popular na Festa de Santo Antônio em Barbalha (CE)

Autores

  • Roberto Marques Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2020.56792

Palavras-chave:

Feminismos. Patrimônio. Cultura Popular.

Resumo

O artigo analisa disjunções e conjunções existentes entre as ações dos feminismos no Cariri e o imaginário espacial que modula a patrimonialização da Festa do Pau de Bandeira de Santo Antônio, na cidade de Barbalha (CE). No ano de 2019, durante o cortejo de grupos de cultura popular que antecede a Festa do Pau da Bandeira, aconteceu a sexta Marcha das Mulheres. Ao longo do percurso, participantes da marcha foram continuamente interpeladas por representantes da organização institucional da Festa. A ação dos organizadores acionava formas de localização do movimento de mulheres, uma compreensão nativa dos debates sobre gênero e sobre a cultura popular naquela manifestação. Pensamos a expressão desse conflito social como disputa entre diferentes projetos para a região do Cariri cearense, para os debates sobre gênero e para a vida das mulheres na região. A patrimonialização da Festa e seus personagens acessam uma romantização do mundo rural incompatível com a denúncia da morte de mulheres na região do Cariri pelos feminismos locais, embora ambas as narrativas estejam conectadas à ideia de um Brasil rural, atávico, distante da cidadania e urbanidade. As fricções ocorridas na Festa de Santo Antônio relembram, portanto, imagens que circulam em momentos em que grupos à margem do imaginário nacional brasileiro empunham símbolos diacríticos das ideias de participação política e memória nacional. Tensões acessadas como clichês de uma utopia generalizante de abrigo à diversidade de demandas compostas pela e para a nação.

Biografia do Autor

Roberto Marques, Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Docente do departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri- URCA e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE)

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Marques, R. (2020). Problemas de patrimônio como problemas de gênero: disjunções entre feminismo e cultura popular na Festa de Santo Antônio em Barbalha (CE). Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 22(3). https://doi.org/10.12957/irei.2020.56792

Edição

Seção

Dossiê Espaços, simbolismos e relações de poder