Intervenções, regulações e contestações - Olhares sobre as cidades contemporâneas

Autores

  • Roberta Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vanessa Marx Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2020.56787

Palavras-chave:

Cidades. Espaços. Poder. Conflitos. Simbolismos

Resumo

A apresentação do Dossiê “Espaços, simbolismos e relações de poder” expõe e comenta sete textos que debatem os processos de produção e simbolização dos espaços, sejam eles classificados como urbano, rural, popular, étnico-racial, de gênero etc. Com o objetivo de intercruzar olhares e fomentar um amplo diálogo, selecionamos pesquisas realizadas em Lisboa, Buenos Aires, Cariri cearense, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O resultado foi a formação de um corpo de artigos que analisa traços marcantes do tempo presente, como a crescente mercantilização dos espaços, a onda de políticas governamentais de viés conservador e a disseminação de iniciativas de reconhecimento de memórias coletivas. Foram ainda observados como indivíduos e coletividades percebem os locais que habitam, quais ações impetram para garantir seus interesses ou provocar mudanças na ordem social e como determinadas intervenções reificam ou desestabilizam ordenamentos territoriais, diferenças culturais e desigualdades sociais. A partir dos textos, desenhamos um itinerário de leitura dividido em dois grandes eixos. O primeiro composto por análises que privilegiam a compreensão dos processos de financeirização e explorações fundiária, imobiliária, turística e securitária, bem como a operação da máquina política e burocrática do Estado pelos entes privados e seus interesses. E o segundo com estudos que se voltam de forma mais acentuada para o entendimento dos dissensos e conflitos em torno dos modos de ocupação dos espaços e dos pleitos de reconhecimento social de segmentos subalternizados e minoritários.

Biografia do Autor

Roberta Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta do Departamento de Antropologia Cultural da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ. Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

Vanessa Marx, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Sociologia da UFRGS. Doutora em Ciência Política e Administração pela Universidad Autónoma de Barcelona, com diploma reconhecido pela USP.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Guimarães, R., & Marx, V. (2020). Intervenções, regulações e contestações - Olhares sobre as cidades contemporâneas. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 22(3). https://doi.org/10.12957/irei.2020.56787

Edição

Seção

Dossiê Espaços, simbolismos e relações de poder