Estudos em Políticas Públicas e a COVID-19: Indicativos de uma agenda de pesquisa

Autores

  • Felipe Gonçalves Brasil Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2020.56785

Palavras-chave:

Eventos focalizadores. Aprendizado em políticas públicas. Políticas baseadas em evidências. Pandemia Covid-19. Análise de políticas públicas.

Resumo

A pandemia causada pela Covid-19, que se prolonga desde os primeiros meses de 2020 ao redor de todo o mundo, marcada por irreparáveis impactos sociais, econômicos, sanitários e humanitários, tem despertado a atenção de acadêmicos que se dedicam a entender e analisar as ideias, escolhas e prioridades dos tomadores de decisão num momento caracterizado pela extrema necessidade de atuação governamental. Seja no seu papel de fonte oficial de informações que orientem e informem a população, seja na atuação direta na elaboração de estratégias de redução do contágio, no estabelecimento de regras de funcionamento de equipamentos públicos e privados, ou na elaboração de políticas que minimizem os efeitos catastróficos da pandemia e garantam a sobrevivência de seu povo, o “estado em ação” vem sendo observado por diferentes lentes teóricas inseridas no interdisciplinar campo das políticas públicas. Este estudo tem o objetivo de apresentar, ainda que brevemente, dois referenciais teóricos e analíticos com grande potencial para apoiar estudos que buscam entender melhor a forma como o processo de políticas públicas pode sofrer importantes alterações em momentos de crise como essa. O primeiro referencial analisado é o dos “efeitos focalizadores” (focusing events), presentes na literatura de policy process e agenda-setting. Outra lente analítica relevante está relacionada com o aprendizado em políticas públicas e a formulação de políticas baseadas em evidência (policy learning and evidence-based policy making). As escolhas por essas três linhas teóricas não têm a intenção de limitar os estudos em políticas públicas, mas de lançar luz a novas abordagens com grande potencial explicativo para novas agendas de pesquisas.

Biografia do Autor

Felipe Gonçalves Brasil, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-doutorando e docente no Departamento de Administração Pública da UNESP Araraquara. Bolsista FAPESP. Vice-líder do Brazilian Policy Agendas Project.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Gonçalves Brasil, F. (2020). Estudos em Políticas Públicas e a COVID-19: Indicativos de uma agenda de pesquisa. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 22(3). https://doi.org/10.12957/irei.2020.56785