A construção das identidades das meninas de Kolda-Senegal: Expectativas e representações sobre a escola e trajetórias de vida

Autores

  • Silvana Bezerra de Castro Magalhães CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2020.54489

Palavras-chave:

Educação de meninas. Sociologia da Infância. Senegal.

Resumo

O presente trabalho foi construído a partir da experiência em viagens de ações humanitárias à região de Kolda, sul do Senegal. Em janeiro de 2019, foi realizada uma abordagem de pesquisa qualitativa sobre como as meninas de uma das aldeias locais representavam e percebiam a escolarização formal na construção das suas identidades. Foram entrevistadas onze meninas da etnia peul. A etnia foi escolhida por compor grande parte da população da região e por apresentar questões controversas com relação às crianças: altos índices de mutilação genital feminina e casamento precoce. Partiu-se do referencial da Sociologia da Infância, articulando a reflexão da infância como construção social. Concluiu-se, a partir das construções das narrativas das meninas, que percebiam com clareza sua própria condição social e feminina, possuíam expectativas de futuro diferentes das impostas e não aceitavam de forma passiva o seu entorno cultural. 

Biografia do Autor

Silvana Bezerra de Castro Magalhães, CEFET/RJ

Mestre e doutora em Educação e professora da Licenciatura em Física no CEFET/RJ

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Publicado

2020-09-18

Como Citar

Bezerra de Castro Magalhães, S. (2020). A construção das identidades das meninas de Kolda-Senegal: Expectativas e representações sobre a escola e trajetórias de vida. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 22(2). https://doi.org/10.12957/irei.2020.54489