Rio, Cidade Inteligente? Mobilidade de políticas e políticas de mobilidade no contexto dos megaeventos

Autores

  • Bianca Freire-Medeiros Universidade de São Paulo (USP)
  • João Freitas CPDOC/FGV

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2020.54461

Palavras-chave:

Mobilidades. Fluxos, Rio de Janeiro. Cidade inteligente.

Resumo

Em paralelo ao urbanismo olímpico, um outro qualificativo de circulação global, igualmente complexo, porém menos discutido pelas ciências sociais brasileiras, emprestou legitimidade ao modelo de gestão urbana que se consolidou no Rio de Janeiro durante o ciclo dos megaeventos. O qualificativo a que nos referimos é o de “cidade inteligente” – tradução não literal de smart city. Nosso objetivo é examinar: a) sua inserção no fenômeno de “mobilidades de políticas”, que pressupõe tanto o fluxo global de ideias, técnicas e práticas encarnadas por políticos, lobistas, empresários etc., quanto a circulação de modelos supostamente eficientes a serem não apenas replicados, mas adaptados e ressignificados em cada localidade; b) suas premissas discursivas e orientações práticas que, apresentadas como politicamente neutras, legitimaram o emprego de sistemas tecnológicos de controle e monitoramento capazes de alterar as “políticas de mobilidade”, acirrando a desigualdade entre regimes de circulação em disputa na metrópole do Rio de Janeiro. 

Biografia do Autor

Bianca Freire-Medeiros, Universidade de São Paulo (USP)

Professora do Dept. e do PPG em Sociologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole, onde coordena o UrbanData - Brasil/CEM: banco de dados bibliográfico.

João Freitas, CPDOC/FGV

Doutor e Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). É pesquisador colaborador do UrbanData – Brasil/CEM: banco de dados bibliográfico, onde comanda o podcast Urbanidades.

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

Freire-Medeiros, B., & Freitas, J. (2020). Rio, Cidade Inteligente? Mobilidade de políticas e políticas de mobilidade no contexto dos megaeventos. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 22(2). https://doi.org/10.12957/irei.2020.54461

Edição

Seção

Dossiê Megaeventos e seus legados