Trabalho e práticas sociais das mulheres: encontros entre a sociologia das relações sociais de sexo e a psicodinâmica do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2020.51167Palavras-chave:
Práticas sociais no trabalho. Mulheres trabalhadoras. Subjetividade e trabalho.Resumo
Desenvolvo neste artigo um debate sobre condições de trabalho e práticas sociais de trabalhadoras, que são compreendidas ao mesmo tempo como de sexo e de classe. Com base em contribuições, sobretudo francófonas, acerca da psicodinâmica e da divisão sexual do trabalho, procurarei desenvolver aspectos do debate teórico sobre o sofrimento e a construção de « estratégias coletivas de defesa das mulheres no trabalho. O texto é desenvolvido procurando identificar e trabalhar conceitos heuristicamente úteis para a análise das condições de trabalho e das práticas sociais delas derivadas, oriundos dos campos teóricos da psicodinâmica do trabalho e da sociologia das relações sociais de sexo, a exemplo dos conceitos de virilidade e feminilidade socialmente construídas. Também pretende-se recuperar parte das contribuições mútuas entre esses dois campos teóricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).