A participação cidadã nos processos de inventariação do Património Cultural Imaterial: casos de Brasil e de Portugal

Autores

  • Lorena Sancho Querol Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal
  • Elizabete de Castro Mendonça Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ana Flavia Miguel Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2020.51163

Palavras-chave:

Políticas públicas. Patrimônio Cultural Imaterial. Inventário participativo. Participação cidadã.

Resumo

O campo do patrimônio cultural, apesar do seu histórico relacionado ao contexto colonial e à estruturação associada ao poder socioeconômico, tem vindo ocupar um lugar de centralidade crescente na construção de equilíbrios sociais e de formas de sustentabilidade que valorizam o conhecimento da experiência. Nessa dinâmica, a aprovação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003) desempenhou um papel importante no reconhecimento dos saberes locais, dos/as seus/suas protagonistas e da sua participação nos processos de inventariação do patrimônio imaterial em prol de uma gestão mais democrática e mais humana do patrimônio. Neste artigo analisamos a dimensão participativa de dois processos de patrimonialização focando a atenção nas dinâmicas utilizadas ao longo dos processos de inventário participativo. Trata-se das Matrizes do Samba, no Rio de Janeiro (Brasil), e do Kola San Jon, na Amadora (Portugal). Com esse objetivo, analisamos as respectivas políticas públicas, o modo como cada um desses processos aconteceu no Brasil e em Portugal e estruturamos, com base em trabalhos de autores/as de referência na teoria da participação, uma ferramenta de análise que permite identificar a natureza participativa e avaliar a qualidade da ação coletiva em cada uma das fases do inventário. Finalmente, apresentamos um conjunto de recomendações que nos aproximam do princípio e das práticas da investigação socialmente responsável, e com o que pretendemos contribuir para a construção de processos mais participativos e mais democráticos no âmbito da gestão da dimensão imaterial das nossas culturas.

Biografia do Autor

Lorena Sancho Querol, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal

Investigadora do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal.

Elizabete de Castro Mendonça, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora do Departamento de Estudos e Processos Museológicos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, e Pós-doutoranda no Departamento de Estudos do Património, Universidade do Porto, Portugal.

Ana Flavia Miguel, Universidade de Aveiro

Investigadora no Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade de Aveiro, Portugal

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Sancho Querol, L., de Castro Mendonça, E., & Miguel, A. F. (2020). A participação cidadã nos processos de inventariação do Património Cultural Imaterial: casos de Brasil e de Portugal. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 22(1). https://doi.org/10.12957/irei.2020.51163