O controle das emoções na escrita acadêmica e seu impacto na relação do indivíduo com o trabalho intelectual

Autores

  • Camila Ribeiro de Almeida Rezende Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Ana Luisa Fayet Sallas Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.47261

Palavras-chave:

Escrita acadêmica. Sociologia das Emoções. Trabalho intelectual.

Resumo

O trabalho intelectual é fomentado por meio da escrita acadêmica, que é tanto permeada por questões subjetivas – distintas e singulares para cada indivíduo – quanto por questões socialmente compartilhadas – imaginários coletivos de significação e interpretações do campo acadêmico que a constrói. No atual contexto brasileiro, o aumento da cobrança por produtividade tem intensificado o status da escrita como moeda de troca e afetado a relação entre trabalho e emoções na produção intelectual. Em resposta a esse panorama social, algumas universidades têm buscado saídas para lidar com a problemática da produtividade acadêmica. Assim, este artigo busca compartilhar um estudo de caso feito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que, em 2016, inaugurou o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA), o primeiro writing center brasileiro. Por meio da observação participante como assessora de escrita acadêmica de diferentes estudantes de pós-graduação nesse centro e de respostas coletadas por meio de questionários aplicados nas assessorias, buscamos refletir sobre o controle das emoções na escrita acadêmica e seu impacto na relação do indivíduo com o trabalho intelectual. O embasamento teórico é apoiado nas intersecções entre a sociologia das emoções, do corpo e da arte, o que permite compreender como a regulação da escrita no meio acadêmico opera tanto no âmbito estético/gramatical quanto no controle da emotividade do indivíduo no texto, sedimentando e perpetuando as dicotomias corpo/mente, arte/ciência, emoção/razão, e influenciando, assim, as construções epistemológicas.

Biografia do Autor

Camila Ribeiro de Almeida Rezende, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestra em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Assessora de escrita acadêmica e Coordenadora de atividades formativas no Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ana Luisa Fayet Sallas, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou pós-doutorado em Sociologia no Centro de Estudos Sociológicos do Colégio do México (2012), Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Mestra em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1987).

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Ribeiro de Almeida Rezende, C., & Fayet Sallas, A. L. (2019). O controle das emoções na escrita acadêmica e seu impacto na relação do indivíduo com o trabalho intelectual. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(3). https://doi.org/10.12957/irei.2019.47261