Pensadores da libertação: aproximações entre José Martí e José Enrique Rodó

Autores

  • Isabella Meucci Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.47260

Palavras-chave:

José Martí. José Enrique Rodó. América Latina. Pensamento latino-americano.

Resumo

O cubano José Martí (1853-1895) e o uruguaio José Enrique Rodó (1871-1917) fariam parte de um terceiro momento da história do pensamento latino-americano, denominado por Leopoldo Zea “filosofia da libertação”. Diferentemente do primeiro período, dos “românticos”, e do segundo, dos positivistas “construtores de uma nova ordem”, nesse terceiro momento haveria uma preocupação com a formação de uma consciência coletiva nacionalista e anti-imperialista diante do fortalecimento norte-americano. Tanto Rodó quanto Martí foram influentes em seu tempo, mas também o transcenderam ao analisarem nas particularidades latino-americanas as formas de romper com a dominação presente na região. De acordo com essa proposta interpretativa, este artigo buscou comparar as elaborações de ambos os autores, especialmente no tocante à construção de uma identidade latina e de uma oposição aos Estados Unidos. Inicialmente, foram retomados os três momentos propostos por Leopoldo Zea para o pensamento latino-americano, a fim de compreendermos os debates nos quais Martí e Rodó estavam inseridos. Em seguida, analisaram-se as especificidades das trajetórias dos autores em seus países de origem, assim como os contextos específicos de produção e recepção de suas obras. Posteriormente, examinou-se de que maneira a identidade latino-americana foi construída pelos autores, na defesa de uma América “Nuestra” em oposição a uma América “outra”ou “anglo-saxã”. Por fim, comparou-se o tipo de perigo representado pelos Estados Unidos para ambos os autores, assim como as soluções propostas para a libertação do subcontinente.

Biografia do Autor

Isabella Meucci, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Meucci, I. (2019). Pensadores da libertação: aproximações entre José Martí e José Enrique Rodó. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(3). https://doi.org/10.12957/irei.2019.47260