Objetos Não Identificados: Tropicalismo e Pós-Modernismo no Brasil dos Anos 1960

Autores

  • Josnei Di Carlo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.47259

Palavras-chave:

Tropicália. Caetano Veloso. Gilberto Gil. Arte pós-moderna. Mário Pedrosa.

Resumo

Quando a Tropicália irrompeu na cena musical em 1967, Mário Pedrosa era um crítico de arte influente. Em 1966, ao constatar o esgotamento da arte moderna, Pedrosa afirma que um novo ciclo cultural se iniciava – o da arte pós-moderna. Reconstruindo esse conceito, investigaremos se a intervenção de Caetano Veloso e Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira pode ser considerada uma manifestação do pós-modernismo. A hipótese é que os motivos da arte pós-moderna identificados por Pedrosa estão presentes na Tropicália.

Biografia do Autor

Josnei Di Carlo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Di Carlo, J. (2019). Objetos Não Identificados: Tropicalismo e Pós-Modernismo no Brasil dos Anos 1960. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(3). https://doi.org/10.12957/irei.2019.47259