O consumo cultural-digital das famílias brasileiras

Autores

  • Elder Patrick Maia Alves Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Bruno Gontyjo do Couto Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.47256

Palavras-chave:

Consumo cultural-digital. Orçamento das famílias. Digitalização do simbólico.

Resumo

Este trabalho tem como objeto a expansão do consumo cultural-digital das famílias brasileiras nos últimos dez anos. Tal expansão implicou diretamente a elevação de seus gastos orçamentários com cultura. De acordo com o IBGE, em 2009, as famílias brasileiras dispenderam em média 5% do seu orçamento mensal com bens culturais. Caso os serviços de telefonia e comunicação fossem adicionados à rubrica cultura, essa mesma média de gastos saltaria para 8,6%. Em face do aumento da produção, distribuição e consumo dos serviços culturais-digitais (séries, filmes, músicas, games, etc.) por meio dos dispositivos digitais móveis, notadamente os smartphones, sustentamos que a metodologia de cálculo e aferição do IBGE exige uma revisão. Para sustentar tal necessidade, demonstramos que os mercados culturais passam por uma profunda mudança: a digitalização do simbólico. 

Biografia do Autor

Elder Patrick Maia Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL). Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Bruno Gontyjo do Couto, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Maia Alves, E. P., & Gontyjo do Couto, B. (2019). O consumo cultural-digital das famílias brasileiras. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(3). https://doi.org/10.12957/irei.2019.47256