Dossiê: Religião, desenvolvimento e violência
Resumo
O texto discute a relação entre religião e desenvolvimento, primeiramente através de uma análise crítica da obra de Norris & Inglehart (2004), e, depois, de uma discussão das dificuldades metodológicas em tratar o pentecostalismo brasileiro e o desenvolvimento econômico. Conclui que os pentecostais brasileiros operam na periferia da economia capitalista mundial e não podem ter o mesmo efeito macroeconômico dos portadores originais da ética protestante weberiana. Mesmo assim, os pentecostais podem muito bem ser energizados economicamente por vários aspectos da sua fé. Sobretudo, é impossível falar de desenvolvimento sem mencionar o papel das igrejas pentecostais em situações de violência urbana, nas quais, por vias inusitadas, o pentecostalismo parece cumprir uma “missão civilizadora”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).