Homebirth cesarean e a fissura de um grupo de mulheres: as mulheres querem falar de dor, de si e do inesperado

Autores

  • Rosamaria Carneiro Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.44220

Palavras-chave:

Cesáreas. Dor. Sofrimento. Itinerários terapêuticos.

Resumo

Este artigo se dispõe a refletir sobre as práticas e as percepções de mulheres urbanas de camadas médias de diferentes países que buscaram um parto domiciliar, mas viveram o seu avesso: uma cesárea indesejada. Nesse universo, a ideia de dor e de sofrimento (DAS, 2008; FASSIN, 2013; LE BRETON, 2003) parecem dar contornos às suas narrativas e as mobilizam a compor e participar de grupos como o homebirth cesarean mamas, nos Estados Unidos, e em talleres vivenciales para mujeres con cesárea do Aflora Mujer, no Chile, numa espécie de itinerário terapêutico para o que chamam de suas feridas físicas e emocionais. No Brasil, relatos semelhantes já circulam nas redes sociais e em grupos presenciais que envolvem o parto e o nascimento, ainda de que maneira mais tímida e pouco organizada. Dado esse cenário, a ideia é refletir sobre os significados de corpo, controle/descontrole, pertencimento grupal, prática profissional e, por fim, sofrimento social e narrativas femininas, partindo desse universo, perguntando pela experiência que “não deu certo”, a partir de “uma lógica reversa” (WAGNER, 2010). Consideram-se, para tanto, notícias, notas e posts coletados em grupos de redes sociais e blogs dedicados ao tema do parto natural no mundo virtual, bem como registros empíricos de uma etnografia sobre experiências de parto empreendidas em São Paulo durante os anos de 2007-2011 (CARNEIRO, 2015).

Biografia do Autor

Rosamaria Carneiro, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Ciências Sociais. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). Email: rosacarneiro@unb.br.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Carneiro, R. (2019). Homebirth cesarean e a fissura de um grupo de mulheres: as mulheres querem falar de dor, de si e do inesperado. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(2). https://doi.org/10.12957/irei.2019.44220