A estética da desregulação da violência doméstica em Marina Colasanti

Autores

  • Carlos Magno Gomes Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.42308

Palavras-chave:

Violência doméstica, Antropologia de gênero, Literatura contemporânea

Resumo

Este artigo apresenta um estudo acerca das regulações de gênero que normatizam a violência doméstica pela análise da obra Contos de amor rasgados (1986), de Marina Colasanti. Partimos do conceito de revisão paródica, de Linda Hutcheon, para identificar a caricatura da masculinidade como uma forma de deslocamento das normas de gênero. De acordo com os estudos acadêmicos de Judith Butler, Henrietta Moore, Lia Zanotta Machado e Rita Laura Segato, apresentamos a violência de gênero e o excesso de masculinidade como práticas de controle moral e físico da mulher. Especificamente, investigamos como são representados os valores morais atrelados à questão da honra e à crise identitária das personagens masculinas.

Biografia do Autor

Carlos Magno Gomes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Carlos Magno Gomes é professor de Teoria Literária vinculado ao PROFLETRAS e ao PPGL da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Literatura pela UnB (2004). Pesquisador bolsista CNPq e membro do GT da ANPOLL A mulher na literatura.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Magno Gomes, C. (2019). A estética da desregulação da violência doméstica em Marina Colasanti. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(1). https://doi.org/10.12957/irei.2019.42308