Razões da evasão: abandono escolar entre jovens no Brasil

Autores

  • André Salata Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.42305

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Médio, Origem Social, Trabalho, Desigualdades Sociais

Resumo

Apesar da expansão do sistema de ensino do país nas últimas décadas, assim como a meta de tornar compulsória e universal a frequência escolar também de jovens com idade correspondente ao Ensino Médio, entre estes ainda há uma parcela significativa que não frequenta a escola. O artigo tem como objetivo estudar os principais fatores associados à evasão escolar de jovens entre 15 e 17 anos de idade. Mais especificamente, analisamos o efeito da origem socioeconômica dos jovens, assim como de sua situação de trabalho, sobre as chances de evasão. Para isso, utilizamos dados provenientes da PNAD (IBGE) de 2015 e, também, do suplemente de 2006, a partir dos quais rodamos estatísticas descritivas e modelos logit multivariados. Os resultados alcançados evidenciam o forte efeito do background domiciliar e do trabalho intensivo - com carga horária acima de 20 horas semanais - sobre as chances de evasão, mas colocam dúvidas sobre as leituras que tomam a eventual necessidade de trabalhar como principal mediadora do efeito da origem social sobre a evasão de jovens.

Biografia do Autor

André Salata, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

André Salata é doutor em Sociologia, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Salata, A. (2019). Razões da evasão: abandono escolar entre jovens no Brasil. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(1). https://doi.org/10.12957/irei.2019.42305