Razões da evasão: abandono escolar entre jovens no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2019.42305Palavras-chave:
Evasão Escolar, Ensino Médio, Origem Social, Trabalho, Desigualdades SociaisResumo
Apesar da expansão do sistema de ensino do país nas últimas décadas, assim como a meta de tornar compulsória e universal a frequência escolar também de jovens com idade correspondente ao Ensino Médio, entre estes ainda há uma parcela significativa que não frequenta a escola. O artigo tem como objetivo estudar os principais fatores associados à evasão escolar de jovens entre 15 e 17 anos de idade. Mais especificamente, analisamos o efeito da origem socioeconômica dos jovens, assim como de sua situação de trabalho, sobre as chances de evasão. Para isso, utilizamos dados provenientes da PNAD (IBGE) de 2015 e, também, do suplemente de 2006, a partir dos quais rodamos estatísticas descritivas e modelos logit multivariados. Os resultados alcançados evidenciam o forte efeito do background domiciliar e do trabalho intensivo - com carga horária acima de 20 horas semanais - sobre as chances de evasão, mas colocam dúvidas sobre as leituras que tomam a eventual necessidade de trabalhar como principal mediadora do efeito da origem social sobre a evasão de jovens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).