Participação e democratização da segurança pública no Brasil em perspectiva comparada: os casos de Rio de Janeiro e Pará

Autores

  • João Trajano Sento-Sé Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Leandro Marinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.42304

Palavras-chave:

Conselhos, Segurança pública, Participação, Rio de Janeiro, Pará

Resumo

A partir de um estudo de caso em perspectiva comparada dos conselhos estaduais de segurança pública do Rio de Janeiro e do Pará, este trabalho pretende compreender como dentro de um mesmo setor de políticas públicas contextos diferentes tendem a gerar instituições com desenhos e estruturas distintas. Para tanto, foram observados os respectivos modelos de organização, os padrões de interação Estado/sociedade civil em seu funcionamento, o grau de institucionalização e de desenvolvimento, a capacidade de incidência sobre a política de segurança pública e os principais problemas enfrentados em seu histórico.

Biografia do Autor

João Trajano Sento-Sé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

João Trajano Sento-Sé é professor Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil) e pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da UERJ. Possui doutorado e mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Leandro Marinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Leandro Marinho é doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil) e pesquisador do Laboratório de Análises da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV/UERJ). Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC, Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Sento-Sé, J. T., & Marinho, L. (2019). Participação e democratização da segurança pública no Brasil em perspectiva comparada: os casos de Rio de Janeiro e Pará. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(1). https://doi.org/10.12957/irei.2019.42304