Comida, imigrações e imaginários urbanos em cidades globais

Autores

  • Carla Pires Vieira da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Carmen Sílvia Rial Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.42303

Palavras-chave:

Comida, Imigrações internacionais, Imaginários urbanos.

Resumo

O texto explora a comida na constituição de imaginários urbanos a partir de imigrantes em cidades globais, levando em conta o caso da cidade de Amsterdã (Países Baixos), e é fio condutor do período atual da globalização e correlativa intensificação de diferentes fluxos. Ressalta a heterogeneidade das migrações contemporâneas e mostra como o cosmopolitismo, visto sobretudo a partir de uma dinâmica de diversidade cultural, torna-se um conceito fundamental para compreender como vêm se constituindo determinados imaginários urbanos, em especial aqueles associados à comida.

Biografia do Autor

Carla Pires Vieira da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Ciências Humanas (UFSC).

Carmen Sílvia Rial, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora dos programas de Antropologia e de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Antropologia.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Pires Vieira da Rocha, C., & Sílvia Rial, C. (2019). Comida, imigrações e imaginários urbanos em cidades globais. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(1). https://doi.org/10.12957/irei.2019.42303