A reconfiguração da Sociologia no Brasil: expansão institucional e mobilidade docente

Autores

  • Jacob Lima Universidade Federal de São Carlos (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2019.42300

Palavras-chave:

Sociologia no Brasil, Graduação e Pós-Graduação em Sociologia e Ciências Sociais, Institucionalização do campo da Sociologia.

Resumo

Este artigo analisa a reconfiguração do campo da Sociologia no Brasil, tendo como recorte a expansão da graduação e da pós-graduação a partir dos anos 1980, que resultou num crescimento sem precedentes da pesquisa social no país. Esse processo se consolidou com a normatização da avaliação da pós-graduação, bem como com a implantação de políticas de fomento à formação e pesquisa e, a partir de 2003, de programas de expansão das universidades públicas, com novas universidades, novos campi, institutos federais e maior democratização do acesso a estudantes de baixa renda, cotistas e outros. Nesse período, houve uma forte renovação geracional propiciada, de um lado, pela abertura de novas vagas nas universidades públicas decorrentes de programas de expansão, como o PROUNI, e, de outro, pela aposentadoria de um número expressivo de professores que participaram da montagem e organização da pós-graduação de Sociologia em diferentes regiões do país. Esse conjunto de situações levou a um processo que estamos chamando de “nacionalização” do campo da Sociologia no Brasil. Nacionalização no sentido da construção de uma cultura acadêmica não mais restrita a pequenos grupos e regiões, mas à sua generalização pelo país de uma forma cada vez mais conectada com o desenvolvimento da disciplina internacionalmente. Para demonstrar essa afirmação utilizamos alguns indicadores: os dados do CCGE, que, por sua vez, utiliza dados da Plataforma Sucupira da Capes e da RAIS sobre número de cursos e titulados no mestrado e doutorado, assim como a situação diante do mercado de trabalho no período 1996-2014. Foram levantados também os cursos de graduação ativos no país a partir de 1933 e seu crescimento até 2018 através do site e-mec do Ministério da Educação. Utilizamos ainda a Plataforma Sucupira da Capes, para obter dados dos docentes disponíveis em todos os programas credenciados da área.

Biografia do Autor

Jacob Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSC)

Professor Titular no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1992), com Pós-doutorado no Department of Urban Studies and Development do Massachusetts Institute of Technology (EUA-2001)

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Lima, J. (2019). A reconfiguração da Sociologia no Brasil: expansão institucional e mobilidade docente. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 21(1). https://doi.org/10.12957/irei.2019.42300