O Que é Interdisciplinaridade? Definições mais comuns em Artigos Científicos Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2018.39041Palavras-chave:
Ciências Sociais. Interdisciplinar. Ciência Política..Resumo
A interdisciplinaridade é uma tendência entre os teóricos que se contrapõem à pesquisa e ao ensino fragmentados. No entanto, não há um consenso sobre o que é a interdisciplinaridade, o que gera dúvidas entre os profissionais que queiram trabalhar de forma interdisciplinar. Partindo dessa constatação, o objetivo da pesquisa é apresentar as concepções mais recorrentes sobre a interdisciplinaridade a partir da análise de artigos científicos que tratam do tema. Por meio da busca na plataforma Scielo por artigos que continham a palavra interdisciplinaridade no seu título, foram identificados 130 resultados, dentre os quais 90 obedeciam aos critérios da pesquisa. Os resultados apontam que a referência sobre a interdisciplinaridade mais retomada é a obra de Hilton Japiassu, e as definições mais comuns remetem à integração entre as disciplinas (métodos e esquemas conceituais) e à superação da fragmentação do conhecimento. Tais resultados demonstram uma aposta na potencialidade da prática interdisciplinar como capaz de mudar a forma como (re)produzimos o conhecimento.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciência. Conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).