Jovens católicos brasileiros: presentes e ativos em sua igreja
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2018.39033Palavras-chave:
Ciências Sociais. Interdisciplinar. Antropologia.Resumo
A literatura sobre religião e juventude na sociedade contemporânea aponta para um processo de individualização das experiências religiosas que tem afastado os jovens das igrejas e das instituições religiosas em geral. No entanto, os dados coletados tanto em um survey realizado durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013 no Rio de Janeiro quanto em estudo qualitativo com jovens católicos universitários que participaram desse evento apontam para uma tendência contrária à descrita pela literatura citada. Em ambos os estudos os jovens declaravam-se praticantes e com forte vínculo com a Igreja Católica. Este artigo reflete sobre esses dados procurando maior entendimento sobre jovens católicos brasileiros que declaram participar mais de atividades religiosas de sua igreja do que os católicos estrangeiros e mais do que os evangélicos brasileiros.
Palavras-chave: Juventude. Catolicismo. Prática religiosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).