Trajetórias religiosas de jovens sem religião – algumas implicações para o debate sobre desinstitucionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2018.39029

Palavras-chave:

Ciências Sociais. Interdisciplinar. Antropologia.

Resumo

Nas últimas duas décadas têm crescido o número de pessoas que se declaram sem religião. Quando são analisados os diversos segmentos sociais a partir de bases censitárias, é entre a juventude que se encontram os maiores índices dos que assumem essa autoidentidade. O fenômeno da desinstitucionalização religiosa passou a ser mais estudado a partir do penúltimo censo brasileiro realizado em 2000, que totalizou 7,4% da população brasileira declarando-se sem religião, o que representou um crescimento de aproximadamente 3% em uma década. Em 2010, os sem religião na população brasileira passaram a ser 8%, mas entre os jovens com idade entre 15 a 29 anos esse número chega a 10,1%. Este artigo objetiva compreender a trajetória de três jovens brasileiros sem religião, ex evangélicos residentes em regiões periféricas do Estado do Rio de Janeiro, onde predominam as igrejas evangélicas de corte pentecostal e neopentecostal. Discute-se o processo de construção da identidade juvenil cuja dinâmica rejeita a religião institucionalizada, e analisam-se as percepções desses jovens sobre tal processo.
Palavras-chave:  Juventude sem religião. Ateísmo. Agnosticismo. Desinstitucionalização.

Biografia do Autor

Sílvia Fernandes, Departamento de Ciências Sociais / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Socióloga e professora associada do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Fernandes, S. (2019). Trajetórias religiosas de jovens sem religião – algumas implicações para o debate sobre desinstitucionalização. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 20(2). https://doi.org/10.12957/irei.2018.39029

Edição

Seção

Dossiê Juventude e Religião