Culturas Juvenis Católicas: aproximações teóricas às performances institucionalizadas

Autores

  • Brenda Carranza Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
  • Flávio Munhoz Sofiati Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2018.39018

Palavras-chave:

Periódico. Ciências Sociais. Intersdiciplinaridade.

Resumo

Com base na pesquisa “As novas configurações da religião no século XXI: um inventário sobre jovens participantes em eventos de massa religiosos”, realizada na Jornada Mundial da Juventude (JMJ/Rio Janeiro, 2013), e acompanhada de outros dados, é lastreado o posicionamento dos jovens sobre temáticas em que a Igreja católica tem um parecer definitivo e irredutível. O objetivo do texto é o de contrastar a intencionalidade da igreja e seu empenho na realização da JMJ com as posturas dos participantes da JMJ, imersos num processo de reorganização e atualização das crenças e práticas religiosas no meio de um pluralismo secular. A hipótese que orienta a discussão é a de que existe um jogo de negociação entre um alinhamento institucional dos jovens pentecostalizados e uma criativa salvaguarda da sua autonomia pessoal. Sustenta-se que uma análise baseada na categorização de uma juventude alinhada institucionalmente e conceitualizada como cultura juvenil contribui para a formulação de uma sociologia da juventude católica, ainda que tal abordagem se coloque na contramão de outros estudos realizados na mesma direção.
Palavras-chave: Cultura juvenil. Catolicismo. Pluralismo secular. Alinhamento institucional

Biografia do Autor

Brenda Carranza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas; e professora pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Flávio Munhoz Sofiati, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo; e professor associado da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Carranza, B., & Sofiati, F. M. (2019). Culturas Juvenis Católicas: aproximações teóricas às performances institucionalizadas. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 20(2). https://doi.org/10.12957/irei.2018.39018

Edição

Seção

Dossiê Juventude e Religião