Confiança Institucional e Opinião Pública entre jovens religiosos na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Paulo Gracino Junior Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) / Universidade Cândido Mendes (UCAM)
  • Janine Targino Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)/Universidade Cândido Mendes (UCAM)
  • Gabriel Rezende Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)/Universidade Cândido Mendes (UCAM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2018.39015

Palavras-chave:

Periódico. Ciências Sociais. Intersdiciplinaridade.

Resumo

Este artigo mapeia a influência das instituições religiosas na opinião pública de seus fiéis, especificamente jovens, notadamente no que diz respeito às atitudes diante das demandas por reconhecimento da diversidade religiosa, de gênero e comportamento sexual. Subsidiariamente, tendo como ponto de partida os achados de outras pesquisas, avaliaremos o engajamento político e a influência da “pauta moral” como componente do voto desse segmento. A coleta de material se deu em eventos religiosos de massa ocorridos na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2013 e 2016, mais especificamente, a Jornada Mundial da Juventude (católica), Marcha para Jesus (evangélica de maioria pentecostal), Caminhada por Liberdades Religiosas (ecumênica), utilizando-se como instrumento de coleta a técnica de survey; em uma segunda etapa, selecionamos alguns grupos de jovens para a realização de Grupos Focais, nos quais as questões mais pertinentes do survey puderam ser aprofundadas. A principal conclusão apresentada neste artigo é que o grupo evangélico, quando comparado aos demais aqui analisados, apresenta um contraste mais pronunciado entre sua opinião pública e os “temas controversos”, menor tolerância à diversidade religiosa, maior desconfiança com relação às instituições públicas e maior confiança na instituição religiosa.
Palavras-chave: Jovens religiosos. Confiança institucional. Instituições religiosas.

Biografia do Autor

Paulo Gracino Junior, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) / Universidade Cândido Mendes (UCAM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) da Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Janine Targino, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)/Universidade Cândido Mendes (UCAM)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) da Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Gabriel Rezende, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)/Universidade Cândido Mendes (UCAM)

Mestre em Sociologia Política pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) da Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Gracino Junior, P., Targino, J., & Rezende, G. (2019). Confiança Institucional e Opinião Pública entre jovens religiosos na cidade do Rio de Janeiro. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 20(2). https://doi.org/10.12957/irei.2018.39015

Edição

Seção

Dossiê Juventude e Religião