Os Jovens e a Religião na Sociedade Contemporânea (Apresentação)
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2018.39011Palavras-chave:
Periódico. Ciências Sociais. Intersdiciplinaridade.Resumo
A força de discursos religiosos conservadores na sociedade e política
brasileiras parece crescer a cada ano no Brasil. Mais evidentes durante
campanhas eleitorais, esses discursos são confrontados por vários
setores sociais, majoritariamente jovens, que questionam a tradição e o
conservadorismo. Como se posicionam os jovens pertencentes aos distintos grupos religiosos nesse contexto de oposições tensas? Tal questão já vinha se colocando há alguns anos para diferentes pesquisadores especializados no estudo da religião. A chegada de um evento católico internacional ao Rio de Janeiro fez com que a preocupação compartilhada se transformasse em um projeto coletivo, proposto e desenvolvido por um grupo interinstitucional de pesquisadores. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 se colocava para esse grupo como uma ocasião propícia para coleta de dados e analise da questão, ao menos no campo católico. O estudo de jovens católicos levou o grupo a pensar em comparações com jovens de religiões diferentes. A origem deste Dossiê está relacionada a esse projeto e, portanto, também a esse evento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).