A Marcha das Vadias e Seu Feminismo: Práticas, experiências e conflitos de uma geração de jovens feministas

Autores

  • Janaína Vargas Professora das disciplinas de História e Artes nas instituições Anglo Americano e CAESP
  • Jurema Brites Professora assistente de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2018.35880

Palavras-chave:

Marcha das Vadias. Feminismo. Juventude.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão acerca das relações geracionais de jovens engajadas na luta feminista. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada junto ao Coletivo Marcha das Vadias de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, desenvolvemos uma discussão a respeito da articulação dos novos movimentos sociais em sua interface com as dinâmicas de uma prática feminista marcada pela atuação em espaços da internet. As disputas entre diferentes práticas políticas dessas jovens são descritas como parte da  configuração de um feminismo contemporâneo, marcado por disputas simbólicas que articulam novas formas de ação política, manifestadas por fragmentação, fluidez, efemeridade e primazia das pautas imateriais.

Palavras-chave: Marcha das Vadias. Feminismo. Juventude.

Biografia do Autor

Janaína Vargas, Professora das disciplinas de História e Artes nas instituições Anglo Americano e CAESP

Mestre em Ciências Sociais (UFSM, 2016) atua como professora das disciplinas de História e  Artes nas instituições Anglo Americano e CAESP na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

Jurema Brites, Professora assistente de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Antropologia (UFRGS, 2000) e professora assistente de antropologia do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) .

Downloads

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Vargas, J., & Brites, J. (2018). A Marcha das Vadias e Seu Feminismo: Práticas, experiências e conflitos de uma geração de jovens feministas. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 20(1). https://doi.org/10.12957/irei.2018.35880