Materialidades e Maternidades: Agência distribuída e produção de copresença em redes espaço-temporais de cuidado mobilizadas por estrangeiras na Penitenciária Feminina da Capital (PFC) – SP

Autores

  • Bruna Louzada Bumachar Assessora de projetos e pesquisa / Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC). País Brasil
  • Pedro Peixoto Ferreira Professor MS-3 do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) / Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2018.35864

Palavras-chave:

Prisão. Maternidade. Mediação.

Resumo

Como tornar presente o ausente? Como se fazer presente onde não se está? Fundamentados em uma pesquisa de campo junto a mulheres estrangeiras presas na Penitenciária Feminina da Capital (PFC, São Paulo), propomos uma maneira de abordar os processos por meio dos quais copresenças espaciais e temporais mediadas são produzidas, mantidas e transformadas a partir do imperativo relacional da maternidade. Constatamos que a criação, a manutenção e a transformação de vínculos e relações entre pessoas que não estão imediatamente copresentes estão diretamente ligadas ao esforço que essas mesmas pessoas investem na mediação desses vínculos e relações, agindo indiretamente na vida uns dos outros. Nesse contexto, falar de “maternidade” é falar da produção, pela mobilização de materialidades diversas (agentes humanos e não humanos), de uma copresença dificultada (mas nem por isso impedida) entre mães e fílhos(as); uma presença corporal defasada, estendida, mediada, que pode ser sentida onde o corpo biológico não necessariamente está.

Palavras-Chave: Prisão. Maternidade. Mediação.

Biografia do Autor

Bruna Louzada Bumachar, Assessora de projetos e pesquisa / Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC). País Brasil

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e assessora de projetos e pesquisa do Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC).

Pedro Peixoto Ferreira, Professor MS-3 do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) / Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professor MS-3 do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Unicamp; e coordenador do Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA) na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Bumachar, B. L., & Ferreira, P. P. (2018). Materialidades e Maternidades: Agência distribuída e produção de copresença em redes espaço-temporais de cuidado mobilizadas por estrangeiras na Penitenciária Feminina da Capital (PFC) – SP. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 20(1). https://doi.org/10.12957/irei.2018.35864

Edição

Seção

Dossiê Vestígios, Restos e Substratos Corporais Humanos em Seus Diversos Agenciamentos