CeSaM, as Células do Sangue Menstrual: Gênero, tecnociência e terapia celular

Autores

  • Daniela Tonelli Manica Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Científico (Labjor) da Unicamp.
  • Regina Coeli dos Santos Goldenberg Professora Associada do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) e Medicina (Radiologia) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Karina Dutra Asensi pós-doutoranda do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e professora substituta do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem / UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2018.35862

Palavras-chave:

Antropologia da ciência e da tecnologia. Gênero. Células mesenquimais. Sangue menstrual.

Resumo

Neste experimento de coautoria multidisciplinar, desenvolvemos a proposta de seguir, etnograficamente, as CeSaM – “células do sangue menstrual”. Trata-se de pensar diferentes agenciamentos de fluidos e substâncias corporais, como o sangue menstrual, no universo da tecnociência brasileira. O artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de cunho socioantropológico sobre as atividades que envolvem o uso de sangue menstrual para obtenção de células estromais mesenquimais, desenvolvidas pelo Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular (LCCM) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Procuramos contextualizar o desenvolvimento dessas pesquisas, demonstrar o processo de ontogênese das CeSaM e discutir algumas das dimensões de gênero que podem ser pensadas a partir do engajamento do sangue menstrual, e suas células, nas pesquisas científicas sobre células-tronco.

Palavras-chave: Antropologia da ciência e da tecnologia. Gênero. Células mesenquimais. Sangue menstrual.

Biografia do Autor

Daniela Tonelli Manica, Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Científico (Labjor) da Unicamp.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desde 2009; pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Científico (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Regina Coeli dos Santos Goldenberg, Professora Associada do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) e Medicina (Radiologia) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora em Ciências Biológicas - Biofísica pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), desde 1995; e professora Associada do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) e Medicina (Radiologia) / UFRJ.

Karina Dutra Asensi, pós-doutoranda do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e professora substituta do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem / UFRJ.

Doutora em Ciências Biológicas – Fisiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 2016; pós-doutoranda do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho / UFRJ; e professora substituta do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem / UFRJ.

Downloads

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Manica, D. T., Goldenberg, R. C. dos S., & Asensi, K. D. (2018). CeSaM, as Células do Sangue Menstrual: Gênero, tecnociência e terapia celular. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 20(1). https://doi.org/10.12957/irei.2018.35862

Edição

Seção

Dossiê Vestígios, Restos e Substratos Corporais Humanos em Seus Diversos Agenciamentos