A degeneração e a repetição da origem: Análise da vivência mitológica da história nas sociedades melanésias
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2017.32024Resumo
O principal interesse desse trabalho é esmiuçar a questão acerca da formação de trajetórias históricas em sociedades arcaicas com base na argumentação de neo-institucionalistas históricos (sobretudo Paul Pierson), tomando como referência de análise as especificidades da experiência histórica numa sociedade arcaica particular: os melanésios descritos por Malinowski no início do Século XX. Ao tratarmos de uma sociedade arcaica como a melanésia, o mais importante é analisar o modo como esses nativos atribuem sentido mitológico à sua realidade histórica, pois essa é, sem dúvida, uma das principais características da experiência histórica em sociedades arcaicas.
Palavras-chave: Melanésia. História. Mitologia. Dependência de trajetória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).