Dois Irmãos: No registro de memórias, a constituição da identidade

Autores

  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale
  • Caio Böes Universidade Feevale; University of New Mexico
  • Marinês Andrea Kunz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.32023

Resumo

Este artigo analisa a construção da identidade do narrador em Dois Irmãos, romance do escritor amazonense Milton Hatoum. Ele salienta a importância da recuperação da oralidade e da observação como estratégias que possibilitam instituir a narrativa e conferir uma identidade ao narrador, que se constitui, simultaneamente, em observador e protagonista dos eventos relatados. Os referenciais teóricos utilizados sustentam a importância da narrativa e do papel do narrador e do leitor em sua construção, citando-se críticos como Paul Ricoeur, Walter Benjamin, Silviano Santiago, Juracy Assmann Saraiva, Umberto Eco e Wolfgang Iser. A análise permite concluir que as perguntas que fundam a narração sugerem diferentes interpretações, não apenas para o narrador, mas também para o leitor, que se situa diante de um romance aberto, cujos sentidos provocam uma nova e continuada leitura.

Palavras-chave: Narrador. Leitor. Dois Irmãos.

Biografia do Autor

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Pós-Doutora em Teoria da Literatura pela Ucamp, Professora e Pesquisadora da Universidade Feevale e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Caio Böes, Universidade Feevale; University of New Mexico

Bolsista do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Doutorado de Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale e da University of New Mexico.

Marinês Andrea Kunz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Universidade Feevale.

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Professora e Pesquisadora da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Saraiva, J. A., Böes, C., & Kunz, M. A. (2017). Dois Irmãos: No registro de memórias, a constituição da identidade. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(2). https://doi.org/10.12957/irei.2017.32023