Tradições de agressividade, disciplina e sistema de internação de jovens em Alagoas (1980-2015)

Autores

  • Fernando Rodrigues Instituto de Ciências Sociais / Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.32022

Resumo

Propõe-se uma análise do curso de tradições de agressividade e disciplina expresso no perfil de monitores do sistema de internação alagoano nas últimas quatro décadas. Destaca-se a relação entre aspectos da distribuição de poder político – policial e eleitoral – e a reprodução de instabilidades administrativas no sistema socioeducativo, repercutindo na padronização de práticas e ideais disciplinares entre monitores. Aborda-se o recente movimento de intensificação do encarceramento juvenil em Alagoas e a oscilação na direção da gestão disciplinar das unidades, ora pendendo para uma perspectiva de monitores socioeducadores ora tendendo para uma orientação de agente penitenciário.

Palavras-chave: Agressividade. Disciplina. Sistema de Internação de Adolescents.

Biografia do Autor

Fernando Rodrigues, Instituto de Ciências Sociais / Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Professor do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Líder do GRUPPAES (Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações).

Downloads

Publicado

2015-12-05

Como Citar

Rodrigues, F. (2015). Tradições de agressividade, disciplina e sistema de internação de jovens em Alagoas (1980-2015). Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(2). https://doi.org/10.12957/irei.2017.32022