E a luta continua! #OCUPATUDO: Potência e dilemas da ação política

Autores

  • Ana Luisa Fayet Sallas Programa de Pós-graduação em Sociologia / Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.32021

Resumo

O presente artigo elabora uma análise dos processos políticos recentes que foram protagonizados por jovens estudantes no contexto das ocupações de escolas do Ensino Médio e universidades públicas em 2016 no Brasil. Analiso esse processo sobre a duas perspectivas: a das relações entre gerações e juventude na contemporaneidade com suas estratégias de ação política diferenciadas das formas convencionais e estabelecidas; e de seu possível vínculo com contexto mais amplo que envolveu o reconhecimento dos jovens e das juventudes como atores políticos, com a criação de dispositivos e instâncias institucionais que promoveram e incentivaram a participação política por meio das Conferências Nacionais de Juventude ocorridas em 2008, 2011 e 2015. Minha hipótese é que os conflitos relacionados ao tema da Educação Pública Superior ganharam centralidade nesse contexto de lutas, bem como sua vinculação a outras bandeiras de reconhecimento como as ligadas às questões raciais, de gênero e LBGT. Procuro recuperar quais foram as demandas gestadas ao longo das Conferências, assinalando o lugar que o tema da Educação Pública Superior ocupou nesse processo e como ganhou centralidade diante do processo regressivo e repressivo desencadeado com o impeachment da Presidenta Dilma Roussef e emergência de grupos políticos que vem colocando o direito à Educação Pública, sob ameaça e objeto de disputa entre grupos/movimentos conservadores como o Escola sem Partido e o Movimento Brasil Livre (MBL).

Palavras-chave: Movimentos estudantis. Ocupações. Democracia.

Biografia do Autor

Ana Luisa Fayet Sallas, Programa de Pós-graduação em Sociologia / Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Pós-Doutorada em Sociologia no Centro de Sociologia do Colégio do México (2012), Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasilia.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Sallas, A. L. F. (2017). E a luta continua! #OCUPATUDO: Potência e dilemas da ação política. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(2). https://doi.org/10.12957/irei.2017.32021