Etnografia e ficção em perspectiva

Autores

  • Elaine Rodrigues Perdigão Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac - RJ).
  • Valter Sinder Instituto de Ciências Sociais (ICS) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Departamento de Ciências Sociais / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.32018

Resumo

A junção de dados históricos-etnográficos com elementos da ficção constitui possibilidades outras de escrever um texto. Neste ensaio, a partir da leitura dos romances históricoetnográficos - Nove noites de Bernardo Carvalho, e Os papéis do inglês de Ruy Duarte de Carvalho, dedicamos especial atenção à perspectiva do escritor que, como o interessado etnógrafo, está a desvendar entre o corriqueiro e o cotidiano alguma explicação mais profunda sobre a humanidade. No centro do processo de ver o mundo e escrever alguma coisa sobre ele, está o sujeito que fala, sujeito que escreve, pois, a partir de sua experiência, muito íntima, podemos identificar alguma aderência à coletividade. Os sujeitos que falam estão a discursar sobre as contradições de si, as situações a que estão submetidos. Eles estão a falar por si. Questionamos: O que suas escritas nos fazem ouvir?.

Palavras-chave: Etnografia. Ficção. Verdade.

Biografia do Autor

Elaine Rodrigues Perdigão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac - RJ).

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e especialista em Educação à Distância no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Rio de Janeiro (RJ).

Valter Sinder, Instituto de Ciências Sociais (ICS) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Departamento de Ciências Sociais / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Professor Associado e pesquisador do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Perdigão, E. R., & Sinder, V. (2017). Etnografia e ficção em perspectiva. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(2). https://doi.org/10.12957/irei.2017.32018

Edição

Seção

Dossiê Trânsitos intelectuais nas Américas