Antonio Candido: Da integração do sistema à literatura contra o sistema
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2017.32017Resumo
Em A formação da literatura brasileira, de 1959, Antonio Candido apresenta o processo através do qual a literatura nacional teria se constituído enquanto sistema. O processo de construção do sistema literário opera, na argumentação desse livro, como uma espécie de fermento da própria nação: construir a nação aparecia como uma missão que caracterizava uma aspiração constitutiva desse sistema literário. Em ensaios posteriores, escritos durante a ditadura militar a atitude de Candido diante do fenômeno literário apresenta algumas diferenças significativas, a ênfase não é mais posta na construção do sistema, do cânone ou da ordem literária. Não busca mais mostrar como diferentes autores e obras se integram no interior do mesmo sistema literário. Os ensaios irão explorar não a integração sistêmica, mas como alguns textos ou se contrapõem às características predominantes do sistema, ou questionam aspectos da construção da ordem (literária ou nacional) que eram tomados como pressupostos na argumentação de Formação da literatura brasileira.
Palavras-chave: Literatura. Literatura brasileira. Ensaio. Antonio Candido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).