As Emoções Diárias: ensaio sobre a etnopsicologia do jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2017.30405Resumo
Este ensaio reúne considerações sobre a etnopsicologia do jornalismo – entendida como aconcepção de emocionalidade dominante nessa atividade – a partir de três perspectivas. Aprimeira é a dos estudos do jornalismo, com foco sobre o lugar que reservam às emoções como objeto de atenção analítica. As investigações que problematizam as emoções no jornalismoa partir do discurso dos jornalistas fornecem uma segunda perspectiva. A terceira é a que procura considerar as emoções no jornalismo no âmbito das demandas de uma sensibilidade particularmente moderna. Argumenta-se, nesse sentido, que o exame da concepção de emocionalidade no jornalismo precisaria ater-se às conexões entre as práticas, os discursos sobre elas e os contextos em que são acionados.
Palavras-chave: Emoções. Jornalismo. Etnopsicologia do jornalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).