A Sagrada Inveja: reflexões sobre emoções e interações competitivas entre trabalhadores fabris

Autores

  • Beatriz Rodrigues Kanaan Centro de Ciências Humanas / Universidade de Caxias do Sul - RS.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.30404

Resumo

As reflexões trazidas neste texto fazem parte da minha tese de doutorado, na qual procuro compreender os dispositivos presentes na constituição de um tipo específico de trabalhador observado na Serra Gaúcha, importante polo industrial no Rio Grande do Sul. Aqui especificamente, coloco em foco um sentimento compartilhado entre trabalhadores-(i)migrantes dessa região industrializada presente nas rivalizações e nas interações competitivas ao qual se referem como “inveja”. As análises procuram evidenciar a capacidade micropolítica das emoções na recriação de um coletivo que emerge e se distingue cultural e economicamente em uma conjunção de fatores inseridos nos fluxos do mundo globaliza do que aí ocorre de maneira particular e universal.

Palavras-chave: Antropologia. Emoções. Trabalho.

Biografia do Autor

Beatriz Rodrigues Kanaan, Centro de Ciências Humanas / Universidade de Caxias do Sul - RS.

Professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul - RS. Doutorou-se em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Kanaan, B. R. (2017). A Sagrada Inveja: reflexões sobre emoções e interações competitivas entre trabalhadores fabris. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(1). https://doi.org/10.12957/irei.2017.30404

Edição

Seção

Parte III: emoções, instituições e trabalho