Trajetórias e emoção em uma instituição tecnocientífica argentina

Autores

  • Ana Spivak L’Hoste Centro de Investigaciones Sociales (CIS) / CONICET / IDES

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.30401

Resumo

A emoção é um campo de estudos complexo. Este texto apresenta elementos do debate sobrea sua abordagem teórica, empírica e disciplinar a partir de um recorte de material de terrenoespecífico: entrevistas de trajetórias de pesquisadores que trabalham em uma instituiçãoargentina de formação e produção de conhecimento científico e tecnológico. O texto colocaráo foco nos termos que falam sobre emoções e nas narrativas que as exprimem. A hipóteseé que esses termos e essas narrativas da emoção se constituem ferramentas analíticas paraaprofundar a reflexão sobre as dinâmicas sociais que interpelam esses profissionais assimcomo sobre identidades ligadas ao trabalho, às experiências geracionais e aos contextossocioeconômicos e políticos específicos que eles habitam.

Palavras-chave: Emoção. Trajetórias profissionais. Ciência e tecnologia.

Biografia do Autor

Ana Spivak L’Hoste, Centro de Investigaciones Sociales (CIS) / CONICET / IDES

Pesquisadora do CONICET no Centro de Investigaciones Sociales (CIS / CONICET / IDES). É antropóloga e mestre em Ciência e Tecnologia pela Universidadde Buenos Aires (Argentina) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

L’Hoste, A. S. (2017). Trajetórias e emoção em uma instituição tecnocientífica argentina. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(1). https://doi.org/10.12957/irei.2017.30401

Edição

Seção

Parte III: emoções, instituições e trabalho