“O Cume dos Heróis”: a escritura emotiva de um relato policial

Autores

  • Mariana Sirimarco Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) / Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.30398

Resumo

Pronunciar o nome de Chonino ativa, principalmente no âmbito do policiamento argentino,mas também fora dele, uma sucessão de imagens heróicas. Imagens que articulam noções decoragem, ousadia e, acima de tudo, lealdade: Chonino é um cão policial que morre defendendoseus companheiros do ataque dos delinquentes. Ele morre também executando uma ação queleva a aprisioná-los. A história de Chonino se transforma, ao longo do tempo, em uma espéciede façanha: uma narrativa projetada para performar discursos, experiências e apreciaçõesinstitucionais. Tomando o caso como eixo de análise, este trabalho procura refletir sobre ocomo da construção de uma narrativa institucional. Que intervenções entram em jogo parafazer de uma situação específica um exemplo capaz de transcendê-la? Ou, o que é o mesmo quetransforma um fato em uma narrativa?

Palavras-chave: Narrativa institucional. Polícia. Emoção.

Biografia do Autor

Mariana Sirimarco, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) / Buenos Aires

Doutora em Antropologia pela Universidad de Buenos Aires (Argentina) e pesquisadora adjunta do CONICET. Realizou pesquisas etnográficas sobre a atividadepolicial, especializando-se em seus processos de formação.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Sirimarco, M. (2017). “O Cume dos Heróis”: a escritura emotiva de um relato policial. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(1). https://doi.org/10.12957/irei.2017.30398

Edição

Seção

Parte II: emoções e policiamento