Crítica e conhecimento: a construção de um projeto coletivo de pesquisa

Autores

  • Lucas Correia Carvalho Pós-doutorando do Instituto de Filosocia e Ciências Sociais (IFCS) / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.26577

Resumo

O artigo analisa a forma pela qual projetos coletivos de pesquisa se constituem práticas institucionais e intelectuais fundamentais na elaboração de novas ferramentas teórico-metodológicas e na delimitação de questões empíricas, em especial quando considerada a área de estudos rurais e agrários. Utilizamos como estudo de caso as pesquisas que precederam a elaboração de um grande projeto coletivo intitulado “Emprego e mudança socioeconômica no Nordeste” (1975-1977) do PGGAS/MN, para demonstrar como a explicitação de certos pressupostos de pesquisa e a proposição de novas questões teóricas e metodológicas constituíram um “estoque de conhecimento” fundamental não somente para a formação de interesses coletivos entre diversos pesquisadores, mas também para superar certas aporias no que concerne ao debate sobre questão agrária e campesinato no Brasil.

Palavras-chave: Teoria sociológica. Estudos rurais e agrários. Projetos coletivos de pesquisa.

Biografia do Autor

Lucas Correia Carvalho, Pós-doutorando do Instituto de Filosocia e Ciências Sociais (IFCS) / UFRJ

Doutor em sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropoologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pós-doutorando do Instituto de Filosocia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ.

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Carvalho, L. C. (2016). Crítica e conhecimento: a construção de um projeto coletivo de pesquisa. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(2). https://doi.org/10.12957/irei.2016.26577