O debate sobre (novo)desenvolvimentismo brasileiro: uma análise dos artigos publicados em Revista Brasileira de Ciências Sociais, Dados e Revista de Economia Política (2003-2013)

Autores

  • Vinicius de Lara Ribas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.25541

Resumo

O trabalho analisa três importantes periódicos brasileiros da área da ciência política(Revista Brasileira de Ciências Sociais, Dados e Revista de Economia Política) observandoos artigos publicados entre 2003 a 2013 que tratam a temática da retomada da agendadesenvolvimentista (ou “neodesenvolvimentismo”) na formulação de políticas públicas noBrasil após os anos 1990, conhecidos como “década neoliberal”. Para isso, selecionamostrês revistas expressivas no debate acadêmico nacional e examinamos: (1) a quantidade deartigos ligados à temática, ao longo dos dez anos em que ela está em vigor; (2) os trabalhosnelas ligados ao desenvolvimentismo e a retomada dessa política; Como resultados principais,observamos que o debate é capitaneado em maior grau por economistas, bem como o escopo teórico provém da teoria econômica, o que necessita, portanto, de um espaço de discussãoque reúna tanto elementos da ciência política quanto da teoria econômica.

Palavras-chave: Neodesenvolvimentismo. Periódicos científicos. Estado de bem-estar no Brasil.

Biografia do Autor

Vinicius de Lara Ribas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa de estudos do Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2016-06-05

Como Citar

de Lara Ribas, V. (2016). O debate sobre (novo)desenvolvimentismo brasileiro: uma análise dos artigos publicados em Revista Brasileira de Ciências Sociais, Dados e Revista de Economia Política (2003-2013). Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(1). https://doi.org/10.12957/irei.2016.25541