O debate sobre (novo)desenvolvimentismo brasileiro: uma análise dos artigos publicados em Revista Brasileira de Ciências Sociais, Dados e Revista de Economia Política (2003-2013)
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2016.25541Resumo
O trabalho analisa três importantes periódicos brasileiros da área da ciência política(Revista Brasileira de Ciências Sociais, Dados e Revista de Economia Política) observandoos artigos publicados entre 2003 a 2013 que tratam a temática da retomada da agendadesenvolvimentista (ou “neodesenvolvimentismo”) na formulação de políticas públicas noBrasil após os anos 1990, conhecidos como “década neoliberal”. Para isso, selecionamostrês revistas expressivas no debate acadêmico nacional e examinamos: (1) a quantidade deartigos ligados à temática, ao longo dos dez anos em que ela está em vigor; (2) os trabalhosnelas ligados ao desenvolvimentismo e a retomada dessa política; Como resultados principais,observamos que o debate é capitaneado em maior grau por economistas, bem como o escopo teórico provém da teoria econômica, o que necessita, portanto, de um espaço de discussãoque reúna tanto elementos da ciência política quanto da teoria econômica.
Palavras-chave: Neodesenvolvimentismo. Periódicos científicos. Estado de bem-estar no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).