A Demanda de Trabalho das Empresas de Serviços TIC no Brasil, 2006 a 2013
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2016.25540Resumo
Este artigo centra sua análise na demanda no mercado de trabalho tendo em vista o contextode mudanças tecnológicas e socioeconômicas em razão do surgimento da chamada economiainformacional. Empreendeu-se uma análise estatística descritiva, que compara a demandadas empresas de serviços considerados paradigmáticos da economia informacional, isto é, osserviços diretamente relacionados às tecnologias da informação e telecomunicação (TIC), como setor de serviços como um todo. Essa análise utiliza dados da base RAIS para o Brasil entreos anos de 2006 a 2013. A análise teve como objetivo estabelecer algumas características dademanda por trabalho nesses ramos de atividades das TIC para guiar futuros estudos sobre arealidade laboral da economia informacional no Brasil. De modo geral, constatou-se que osetor de serviços TIC possui realidades laborais e organizacionais heterogêneas entre seusdiversos segmentos, variando conforme o grau de inserção desses segmentos nos processosmais diretamente ligados à competição via inovação tecnológica.
Palavras-chave: Demanda de trabalho. Economia informacional. Setor de serviços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).