A Demanda de Trabalho das Empresas de Serviços TIC no Brasil, 2006 a 2013

Autores

  • Lucas Rodrigues Azambuja Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) – Minas Gerais
  • Daniel Gustavo Mocelin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.25540

Resumo

Este artigo centra sua análise na demanda no mercado de trabalho tendo em vista o contextode mudanças tecnológicas e socioeconômicas em razão do surgimento da chamada economiainformacional. Empreendeu-se uma análise estatística descritiva, que compara a demandadas empresas de serviços considerados paradigmáticos da economia informacional, isto é, osserviços diretamente relacionados às tecnologias da informação e telecomunicação (TIC), como setor de serviços como um todo. Essa análise utiliza dados da base RAIS para o Brasil entreos anos de 2006 a 2013. A análise teve como objetivo estabelecer algumas características dademanda por trabalho nesses ramos de atividades das TIC para guiar futuros estudos sobre arealidade laboral da economia informacional no Brasil. De modo geral, constatou-se que osetor de serviços TIC possui realidades laborais e organizacionais heterogêneas entre seusdiversos segmentos, variando conforme o grau de inserção desses segmentos nos processosmais diretamente ligados à competição via inovação tecnológica.

Palavras-chave: Demanda de trabalho. Economia informacional. Setor de serviços.

Biografia do Autor

Lucas Rodrigues Azambuja, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) – Minas Gerais

Professor adjunto no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais(IBMEC) – Minas Gerais; Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP); e pesquisador associado ao grupo de pesquisa “Sociedade, Economia e Trabalho”, vinculado àUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniel Gustavo Mocelin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Sociologia pela mesma universidade; e pesquisador associado ao grupo de pesquisa “Sociedade, Economia e Trabalho” (UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-06-05

Como Citar

Rodrigues Azambuja, L., & Mocelin, D. G. (2016). A Demanda de Trabalho das Empresas de Serviços TIC no Brasil, 2006 a 2013. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(1). https://doi.org/10.12957/irei.2016.25540