Imagens da fama: abrindo os álbuns de fotografias do mercado erótico popular brasileiro

Autores

  • Raphael Bispo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.25538

Resumo

A imagem estática adquiriu um significado essencial para a circulação de erotismos ligados àschacretes, as antigas dançarinas de palco de Chacrinha, programa da rede de TV brasileira, queserão foco deste artigo. O texto analisa uma série de fotografias que tais dançarinas utilizavampara a autopromoção de seus serviços profissionais. O trabalho procura explorar que o ato detirar fotografias era uma das melhores oportunidades para as dançarinas desenvolverem suashabilidades em torno das técnicas corporais que lhes eram exigidas. E mais: era através doato fotográfico que as chacretes buscavam o prestígio e a singularização no instável mercadoerótico e do entretenimento dos anos 1970.

Palavras-chave: Carreiras artísticas. Gênero e sexualidade. Televisão.

Biografia do Autor

Raphael Bispo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional (MN) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESAP) do Instituto Universitário do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ/ UCAM).

Downloads

Publicado

2016-06-05

Como Citar

Bispo, R. (2016). Imagens da fama: abrindo os álbuns de fotografias do mercado erótico popular brasileiro. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(1). https://doi.org/10.12957/irei.2016.25538