Sociabilidades: uma Rede de Relações no Trabalho com o Lixo
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2016.25537Resumo
O artigo analisa as representações construídas por um grupo de trabalhadores que, de algumaforma, estão entrelaçadas com o lixo, em termos de desvelar como articulam processos desociabilidades e que sentidos atribuem ao trabalho com os resíduos. Com base na noçãosimmeliana de sociabilidade, tomamos a vida cotidiana enquanto jogo e arte, sendo que o estar-junto confere sentidos às coisas e às pessoas, agregando um modo de ser – ethos -mesmo que particular e momentâneo, propiciando um sentir-junto às convergências das açõese à sinergia social. Foram realizadas entrevistas com vinte e oito trabalhadores organizadosem uma cooperativa de reciclagem. As entrevistas foram analisadas a partir do método doDiscurso do Sujeito Coletivo, proposta de organização de dados qualitativos de naturezaverbal, com fundamento na teoria das representações sociais. Evidenciou-se uma rede derelações que fomenta estratégias e ações questionadoras, que combatem os problemas emum âmbito privado, mas igualmente no aspecto público de suas vidas, entrelaçando-os.Pois, quando estão unidos cotidianamente, lutam contra – não necessariamente vencem – opróprio estigma social a que são submetidos.
Palavras-chave: Sociabilidades. Catadores. Trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).