Sociabilidades: uma Rede de Relações no Trabalho com o Lixo

Autores

  • Sueli Cabral Universidade Feevale.
  • Noberto Kuhn Júnior Universidade Feevale.
  • Marília Veríssimo Veronese Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.25537

Resumo

O artigo analisa as representações construídas por um grupo de trabalhadores que, de algumaforma, estão entrelaçadas com o lixo, em termos de desvelar como articulam processos desociabilidades e que sentidos atribuem ao trabalho com os resíduos. Com base na noçãosimmeliana de sociabilidade, tomamos a vida cotidiana enquanto jogo e arte, sendo que o estar-junto confere sentidos às coisas e às pessoas, agregando um modo de ser – ethos -mesmo que particular e momentâneo, propiciando um sentir-junto às convergências das açõese à sinergia social. Foram realizadas entrevistas com vinte e oito trabalhadores organizadosem uma cooperativa de reciclagem. As entrevistas foram analisadas a partir do método doDiscurso do Sujeito Coletivo, proposta de organização de dados qualitativos de naturezaverbal, com fundamento na teoria das representações sociais. Evidenciou-se uma rede derelações que fomenta estratégias e ações questionadoras, que combatem os problemas emum âmbito privado, mas igualmente no aspecto público de suas vidas, entrelaçando-os.Pois, quando estão unidos cotidianamente, lutam contra – não necessariamente vencem – opróprio estigma social a que são submetidos.

Palavras-chave: Sociabilidades. Catadores. Trabalho.

Biografia do Autor

Sueli Cabral, Universidade Feevale.

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale os Sinos; e docente da Universidade Feevale.

Noberto Kuhn Júnior, Universidade Feevale.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale doRio dos Sinos; e docente e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e no Mestrado Profissional em Industria Criativa da Universidade Feevale.

Marília Veríssimo Veronese, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS.

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica(PUC) – Rio Grande do Sul; docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS.

Downloads

Publicado

2016-06-05

Como Citar

Cabral, S., Kuhn Júnior, N., & Veríssimo Veronese, M. (2016). Sociabilidades: uma Rede de Relações no Trabalho com o Lixo. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(1). https://doi.org/10.12957/irei.2016.25537