As fontes institucionais de informação agenda ambiental no Brasil e em Portugal: Estado, comunidade científica e entidades ecológicas

Autores

  • Antonio Texeira de Barros Estudo analítico sobre o papel político das fontes de informação no jornalismo ambiental no Brasil e em Portugal, no período de 1990 a 2010. A metodologia consiste na técnica de meta-análise ou revisão sistemática de bibliografia sobre o tema. O corpus da pesquisa compreende dez obras de referência na comunidade acadêmica (cinco de cada país), a fim de contemplar as principais obras que documentam e sintetizam a produção científica no período estudado. Conclui que as fontes de informação ambiental nos dois países seguem as mesmas tendências históricas e sociais, especialmente no que se refere às instituições governamentais, à comunidade científica e às organizações do terceiro setor. Palavras-chave Estudos ambientais. Fontes institucionais de informação. Brasil and Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.25534

Resumo

Estudo analítico sobre o papel político das fontes de informação no jornalismo ambiental no Brasil e em Portugal, no período de 1990 a 2010. A metodologia consite na técnica de meta-análise ou revisão sistemática de bibliografia sobre o tema. O corpus da pesquisa compreende dez obras de referência na comunidade acadêmica (cinco de cada país), a fim de contemplar as principais obras que documentam e sintetizam a produção científica no período estudado. Conclui que as fontes de informação ambiental nos dois países seguem as mesmas tendências históricas e sociais, especialmente no que se refere às instituições governamentais, à comunidade científica e às organizações do terceiro setor.Palavras-chave: Estudos ambientais. Fontes institucionais de informação. Brasil and Portugal.

Biografia do Autor

Antonio Texeira de Barros, Estudo analítico sobre o papel político das fontes de informação no jornalismo ambiental no Brasil e em Portugal, no período de 1990 a 2010. A metodologia consiste na técnica de meta-análise ou revisão sistemática de bibliografia sobre o tema. O corpus da pesquisa compreende dez obras de referência na comunidade acadêmica (cinco de cada país), a fim de contemplar as principais obras que documentam e sintetizam a produção científica no período estudado. Conclui que as fontes de informação ambiental nos dois países seguem as mesmas tendências históricas e sociais, especialmente no que se refere às instituições governamentais, à comunidade científica e às organizações do terceiro setor. Palavras-chave Estudos ambientais. Fontes institucionais de informação. Brasil and Portugal.

Doutor em Sociologia; e docente e pesquisador do Programa deMestrado Profissional em Poder Legislativo do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

Downloads

Publicado

2016-06-05

Como Citar

Texeira de Barros, A. (2016). As fontes institucionais de informação agenda ambiental no Brasil e em Portugal: Estado, comunidade científica e entidades ecológicas. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(1). https://doi.org/10.12957/irei.2016.25534