Panoramas da escrita da história na Música Popular Brasileira

Autores

  • Luã Ferreira Leal IFCH / UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.20159

Resumo

O artigo faz uma análise textual de três clássicos da historiografia de ampla circulação da música popular brasileira: os livros “Música Popular Brasileira” (1950), de Oneyda Alvarenga; “Sambistas e Chorões: aspectos e figuras da música popular brasileira” (1962), de Lúcio Rangel; e “Panorama da Música Popular Brasileira” (1964), de Ary Vasconcelos, a fim de compreender como os estudos de música popular foram apartados das pesquisas sobre música folclórica.

Palavras-chave: Intelectuais. Historiografia. Música popular.

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Biografia do Autor

Luã Ferreira Leal, IFCH / UNICAMP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH  da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; e mestre pela mesma instituição.

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Publicado

2015-12-20

Como Citar

LEAL, Luã Ferreira. Panoramas da escrita da história na Música Popular Brasileira. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, 2015. DOI: 10.12957/irei.2015.20159. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/20159. Acesso em: 13 maio. 2025.